Gabriel Garcia Márquez, tambem conhecido como Gabo, nasceu em 6 de março de 1928, na cidade de Aracataca, Colômbia, filho de Gabriel Eligio Garcia e de Luisa Santiaga, que tiveram ao todo onze filhos. Logo depois que Garcia Marques nasceu seu pai se tornou um farmacêutico. Em janeiro de 1929, seus pais se mudaram para Barranquilla, enquanto Garcia Marques permaneceu em Aracataca. Foi criado por seus avós maternos, Doña Tranquilina Iguarãn e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía. Quando ele tinha oito anos, seu avô morreu, e ele se mudou para a casa de seus pais em Barranquilla, onde seu pai era proprietário de uma farmácia.
Seu avô materno Nicolás Márquez, que era um veterano da Guerra dos Mil dias, cujas historias encantavam o menino, e sua avo materna Tranquilina Iguarãn, exercera, exerceram forte influencia nas historias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem Anos de Solidão.
Gabriel estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites; sua adolescência foi marcada por livros em especial A Metamorfose, de Franz Kafka. Ao ler a primeira frase do livro, "Quando certa manha Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso", pensou "então eu posso fazer isso com as personagens? Criar situações impossíveis?". Em 1947 muda-se para Bogotá par estudar direito e ciências políticas na universidade nacional da Colômbia, mas abandonou antes da graduação. Em 1948 vai para Cartagena da Índias, Colômbia, e começa seu trabalho como jornalista.